"Quando a boca sabe comer,o corpo é saudável.Quando a mente sabe pensar,a alma é feliz.Quando as mãos sabem ajudar,o coração é alegre".

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

FAROFA FRIA DE CENOURA COM AMARANTO


Eu adoro farofa,por isso, mesmo no verão não abro mão delas.Esta é uma versão para quem como eu não fica muito tempo sem saborear uma farofa!Além de ser nutritiva ela é muito fácil de fazer e dá até pra comer sem acompanhamentos heheh!Para quem não conhece o amaranto clique aqui para maiores informações.

Ingredientes
1 cenoura grande ralada no ralo grosso
1 tomate picadinho
1 xícara de palmito picado
50 gramas de uva passa (pode colocar damasco seco ou ameixa)
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
1 cebola bem picadinha
1 pimentão amarelo picado
1/2 xícara de salsinha picada
50 gramas de amaranto em flocos
50 gramas de germe de trigo
1/2 xícara de farinha de mandioca torrada ou de acordo com seu gosto,se quiser uma farofa mais úmida ou mais seca.
sal e pimenta a gosto
5 colheres de azeite

Preparo
Misture todos os ingredientes e leve a geladeira por 30 minutos para intensificar o sabor.Bom apetite!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TAIOBA REFOGADA

COMO JÁ ESCREVI AQUI,EU SOU DE FAMÍLIA MINEIRA E POR ISSO COMI MUITA TAIOBA NA MINHA INFÃNCIA.RESOLVI RESGATAR ESTE HÁBITO !PLANTEI NO MEU QUINTAL UM PÉ DE TAIOBA E FINALMENTE CONSEGUI PREPARA-LA.PRA QUEM NÃO CONHECE COLOQUEI A FOTO DA PLANTA,E SE VOCÊ QUISER SABER MAIS CLIQUE AQUI!A TAIOBA É RICA EM NUTRIENTES E DEVERIA FAZER PARTE DE NOSSA ALIMENTAÇÃO,É DE FÁCIL CULTIVO,SÓ PRECISA DE MEIA-SOMBRA E ÁGUA FRESCA HEHEHE!EXISTEM OUTRAS MANEIRAS DE PREPARÁ-LA,LOGO POSTAREI MAIS ALGUMAS.







Para fazer este refogado utilizei 2 folhas de taioba e seus talos,lavei as folhas e descasquei os talos.Piquei e refoguei ,usando azeite e alho.Temperei com sal e pronto,simples assim e tão saborosa.Servi acompanhada de fritadas de batata doce(receita clique aqui)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

COUSCOUS MARROQUINO COM TOFU E ABOBRINHA GRELHADA


ESTE PRATO FIZ NA MINHA CEIA DE NATAL,AGORA ESTOU COMPARTILHANDO A RECEITA COM VOCÊS.FICOU MARAVILHOSO,JÁ ESTOU QUERENDO REPETIR A DOSE HEHEH!

Ingredientes
1 1/2 xícara de couscous
2 xícaras de água fervendo
1 folha de louro
1 pedaço de canela
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho
pimenta a gosto
3 sementes de cardamomo esmagadas
1 xícara de amêndoas tostadas
1 pessêgo em calda picado
2 colheres de manteiga ou creme vegetal
3 abobrinhas fatiadas na vertical
250 gramas de tofu ou queijo de coalho fatiado grosso
sal a gosto
salsinha

Preparo
Coloque o couscous numa tigela,adicione a água,o louro,a canela em pau e tempere com um pouco de sal.Deixe assim por 10 minutos.Enquanto isso,refogue a cebola e o alho no azeite,coloque o cardamomo e a pimenta.Adicione o couscous e o restante dos ingredientes.Reserve.Em um grill coloque as abobrinhas e o tofu ,temperados com sal e azeite e deixe grelhar dos dois lados.Antes de servir remova da mistura do couscous a folha de louro e a canela.Disponha o couscous numa travessa e coloque as abobrinhas e o tofu grelhado por cima.

obs:se usar queijo coalho não precisa temperar

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

BARQUINHAS DE BATATA ASSADA



ESTA RECEITA É FÁCIL DE EXECUTAR E MUITO SABOROSA!FIZ NA MINHA CEIA DE ANO NOVO!

Ingredientes
4 batatas médias
1 copo de requeijão(ou outro queijo cremoso)
100 gramas de queijo parmesão
2 ovos
ervas variadas(eu usei orégano,salsinha,tomilho)
sal a gosto

Preparo
Corte as batatas com casca, ao meio,no sentido do comprimento.Lave bem,embrulhe em papel alumínio e eleve ao forno(180 graus)para assar.Quando as batatas estiverem com a polpa macia,retire do forno deixe esfriar um pouco.Retire com uma colher a polpa das batatas(com cuidado para não furar a casca,deixe um pouco de polpa),coloque numa tigela e adicione os outros ingredientes;misture bem.Recheie as barquinhas de batats com esta mistura,polvilhe parmesão ralado e leve ao forno para assar e gratinar.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

LEMBRANÇAS DAS FESTAS!

Olá pessoal!Depois de umas férias quero compartilhar com vocês algumas fotos da nossa ceia de Natal e de Ano Novo;logo estarei postando as receitas pra vocês!

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MAIS DICAS DE PRESENTES!

FALTAM APENAS 10 DIAS PARA O NATAL,MAS AINDA DÁ TEMPO PRA FAZER ALGUNS DESTES PRESENTINHOS!ENCONTREI MAIS IDÉIAS QUE QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS!


Quem diria,aquele refratário simples ficou o máximo com a rosca dentro!!Adorei!


Inove e surpreenda,trufas dentro de um escorredor de macarrão!!Ótima idéia!


Este é só para os amigos que gostam de botar a mão na massa hehehe!Todos os ingredientes de um bolo ou biscoito dentro de uma linda cesta!


Aqui a massa dos biscoitos já vai pronta embrulhada como bala!Demais!!!


Todos querem saber qual os temperos que você usa?Dê pra eles a sua fórmula hehe!Agrupe os seus temperos num lindo pote e pronto!!



Faça um mix para chá,coloque numa latinha bem charmosa!Quem não vai gostar????




Outra idéia para dar bolo ...de natal hehehNão ficou linda?Faça mini bolinhos e coloque numa linda cesta com aquela geléia que você faz tão bem!!!Ou amarre-a junto com umas baguetinhas e um lindo pano de prato!

fotos retiradas dos sites Contry Living,Better Homes,Tipnut

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SORVETE DE FRAMBOESA AMERICANA E AMORAS SILVESTRES



Finalmente consegui fazer a receita com as framboesas americanas!Acabei colocando também amoras silvestres que tenho também no meu quintal!

Ingredientes
2 bananas prata ou nanica
1 xícara de frutas vermelhas congeladas ou frescas(coloquei a framboesa e a amora)
1 caixa de creme de soja ou creme de leite
1/2 xícara de leite de soja ou outro leite
1 colher(sopa) de mel

Preparo
Bata as frutas vermelhas junto com o leite no processador ou liquidificador e depois passe numa peneira para tirar as sementes.Adicione a esta mistura os restantes dos ingredientes e bata novamente no liquidificador.Leve a mistura a sorveteira ou faça o processo manual que está aqui

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

MAIS IDÉIAS PARA PRESENTEAR OS PEQUENOS!


Para quem gostou da idéia do quebra cabeça,aqui vai mais duas idéias divertidas para fazer com os biscoitos!Dominó e o jogo da velha,o melhor é que quando acaba a bricadeira eles comem o jogo(nada de bagunça pela casa hahaha)




Sugestões de receitas clique aqui



fotos do site country living

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

GULOSEIMAS SAUDÁVEIS PARA OS PEQUENOS!


Que tal fazer um quebra-cabeça com a massa dos biscoitos?A gurizada vai adorar!!


Balinhas de agar agar para agradar os pequenos e os grandes!!!



Faça um biscoito ou um bolo da preferência das crianças e coloque numa linda caneca!Eles vão adorar a surpresa!



Mais biscoitos!Agora com forma de ursinhos,não é fofo??Coloque num vidro transparente e faça de dois sabores!E pode ser acompanhado da receita para a mamãe repetir a dose !!!hehehe


Os famosos bonecos de neve dentro de um lindo bauzinho!Não ficou chique??

SUGESTÕES DE RECEITAS
BISCOITO DE CACAU
BISCOITO DE GENGIBRE
BISCOITO DE BANANA
BALAS DE AGAR AGAR



fotos dos sites squawkbox.com,countryliving e sunset.com

ARROZ INTEGRAL CREMOSO COM ABOBRINHA




SABE AQUELE DIA QUE VOCÊ NÃO TEM NOÇÃO DO QUE VAI COZINHAR?FOI ASSIM QUE SURGIU ESTA RECEITA,ADOREI O RESULTADO.FICOU COMO EU GOSTO, LEVE,SABOROSO E SIMPLES!OUTRA DICA PARA ESTES DIAS QUENTES E CORRIDOS DE FIM DE ANO!

Ingredientes

2 xícaras de arroz integral
1 abobrinha picada em cubos
1 pimentão vermelho picadinho
1 cebola picadinha
1 dente de alho socado
1 colher(sopa) de requeijão
1/2 xícara de parmesão ralado
salsinha picada
1 colher(chá) de curry
3 colheres(sopa) de azeite
sal a gosto

Preparo
Refogue a cebola no azeite quente,adicione o alho deixe dourar levemente e acrescente o pimentão e a abobrinha,tempere com o sal e o curry.Deixe cozinhar até ficar tenra,mas não muito cozida.Adicione o arroz, a salsinha, o requeijão e o parmesão misture bem e sirva a seguir.

SALADA DE FEIJÃO AZUKI


Com esse calor que está fazendo aqui em Floripa só quero saber de comida leve ,prática e rápida(pois enfrentar o fogão por muito tempo com esse calor ninguém mereceeee!!!)Aqui vai uma receitinha simples mas saborosa!Sirva acompanhada de uma tortilla de batata com ricota defumada,pois fica divino!

Ingredientes
2 xícaras de feijão azuki cozido(pode ser outro feijão também,ex:feijão de corda,verde ,vermelho)
1 tomate picadinho
1/2 pimentão vermelho picadinho
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1/2 xícara salsinha picada
pimenta a gosto
sal a gosto
azeite
aceto balsâmico
1/2 abacate fatiado

Preparo
Misture todos os ingredientes,menos o abacate,numa tigela,leve a geladeira por uns 30 minutos.Na hora de servir acompanhe com o abacate.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin