"Quando a boca sabe comer,o corpo é saudável.Quando a mente sabe pensar,a alma é feliz.Quando as mãos sabem ajudar,o coração é alegre".

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

COMO PREPARAR A SOJA EM GRÃOS


O gosto é o grande inimigo da Soja, ele é provocado por uma enzima, activada quando o grão entra em contacto com a água fria. Para eliminar o sabor forte a solução é simples, basta jogar a soja na água fervendo.

Ao Comprar…

Você encontra variadas espécies de soja, seleccionadas, em geral, pela cor dos grãos. Os mais apreciados são os que têm as tonalidades que vão da pérola ao amarelo e marrom claro. Quanto mais novo for, mais rápido cozinha. Para saber da sua “idade”, morda o grão. Se ele se quebrar facilmente, é sinal de que é novo.

Ao comprar a granel, verifique se os grãos estão inteiros, sem mofo, humidade ou caruncho. Se a soja estiver empacotada, prefira as embalagens transparentes, que facilitam a visão do que você está comprando.

Guarde-a em lugar fresco, sem humidade e em recipientes fechados para que se conserve em bom estado por mais tempo.

Ao Preparar…

Deixe a soja de molho em água quente (a 80ºC) e vá trocando quando perceber que ela esfria. Depois de umas seis horas, leve ao fogo uma panela com água, coloque a soja e deixe ferver por 2 minutos. Coe num pano de algodão e esfregue os grãos. As cascas vão se desprender facilmente.

Cozinhe em panela de pressão por no mínimo de 20 a 40 minutos, dependendo da variedade. Esse período é suficiente para que o cozimento acabe com a anti-tripsina.

Evite o entupimento da válvula da panela de pressão pelas eventuais casquinhas que se soltam do grão, colocando uma colher de sopa de óleo na água.

Como tempero, utilize os mesmos que você usa no feijão comum: cebola, alho, louro e sal.

fONTE:WWW.LIVRO DE RECEITAS.NET

13 comentários:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Darcy Ramos disse...

Deus é mais ! 06hs uma coisa de molho, a fome já foi lá pro beleleu. E para quem trabalha o dia todo fora não dá ! Eu prefiro a texturizada que fica de molho só 10 min. Qual a diferença do valor protéico de uma para outra ? Ambas fazem bem pra saude da mesma forma ? Ou a em grãos é mais aconselhável ? Preciso da resposta, poi eu vou fazer a experência hoje pela primeira vez. Darcy Ramos - Salvador-Ba

Pedro Nuno disse...

Pois é Darcy, fácil nem sempre é bom. A soja em grão, integral, não tem comparação nutricional com a texturada.
A texturada é "palha" à qual foi retirada a lecitina e tudo o que havia de bom e deixado as purinas e fibras.
Há métodos mais rápidos e diferentes de fazer soja em grão. Investigue, teste e encontre o seu.
Este é o ideal, o óptimo. Talvez goste do resultado de um outro mais rápido e bom. o bom é inimigo do óptimo, mas às vezes dá muito
jeito.
Abraço Pedro Nuno

Angela disse...

Olá Darcy!Desculpe-me por não ter respondido sua pergunta antes;mas creio que nosso amigo Pedro já respondeu muito bem!O melhor mesmo é consumir o tofu,pois é a forma mais saudável para se consumir a soja,este vc encontra pronto!

bjos!

Angela

Erika Dragaud disse...

Amo salada de soja.

Preparo errado há anos!! E é sempre a mesma tragédia na hora do cozimento.

Obrigada pelas dicas.

Erika

Unknown disse...

Nunca aprendi a cozinhar com soja nem eu não sabe cozinhar feijão, ervilhas e similares. Sempre que posso aprender uma receita com estes ingredientes eu faço, mas nunca faço bem. Dias atrás eu estava tentando fazer feijão mas como eles deixaram feio acabei encomendando comida em Delivery Moema.

kri disse...

Olá, preciso cozinhar soja para colocar na papinha do meu bebe a pedido da pediatra. Posso cozer como vc ensina e congelar em saquinhos de chup-chup ou sacolé? Pois so vou usar um pouquinho por vez. Posso coar com peneira de plastico ao invez de tecido de algodao como vc ensina? Como saber a temperatura da agua a 89 graus?

Elus disse...

Torrei a soja no forno para fazer uma farinha fica saudável assim ?

Unknown disse...

Como cozinhar a soja pois toda vez que você coloca a a tampa da panela pressao sai espuma e com isso preciso tirar do fogo?

Unknown disse...

Como cozinhar a soja pois toda vez que você coloca a a tampa da panela pressao sai espuma e com isso preciso tirar do fogo?

Unknown disse...

Como cozinhar a soja pois toda vez que você coloca a a tampa da panela pressao sai espuma e com isso preciso tirar do fogo?

Angela disse...

Olá Suely! No texto estão as dicas de como cozinhar.O melhor é cozinhar no fogo baixo e não colocar tanta água!Espero que tenha auxiliado!]

Abraços!

Duda disse...

Basta cozinhar os grãos com um fio de óleo. Desse jeito não vai entupir a válvula da panela de pressão. Essa dica vale para todos os grãos, inclusive, milho para canjica.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin