"Quando a boca sabe comer,o corpo é saudável.Quando a mente sabe pensar,a alma é feliz.Quando as mãos sabem ajudar,o coração é alegre".

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

GELATINA DE ALGAS


Ingredientes
1 tubinho de gelatina de alga Ágar-Ágar*
1/2 litro de água
açucar ou mel a gosto
400 gramas de fruta
(ameixa,morango,figo,laranja,manga,etc.)

Preparo

Ferva a água com o açucar ou mel,bata-a no liquidificador junto com a fruta desejada.Numa travessa,junte este suco fervido.Vá jogando o pó de Ágar-Ágar aos poucos e misturando.Deixe esfriar e leve à geladeira.Sirva gelado.


*Ágar-Agar


(Gelidium sesquipedale)

Especificidades - Agar é uma palavra malaia que quer dizer gelatina. Na verdade, a agar agar não constitui uma alga mas o extracto de cerca de vários (cerca de 8) tipos de algas marinhas da espécie agarófita. Existem, por isso, diversos tipos de agar, de acordo com a alga de onde são extraídos. A agar mais consumida entre nós é extraída da alga gelídium sesquipedale que é uma das agar mais conceituada em todo o mundo.
Este extracto tem um poder gelificante cerca de 10 vezes superior ao das gelatinas animais.
É a “alga com mais baixo teor de calorias, mas apresenta um alto teor de vitaminas (A, B1, B2, C e D) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, iodo, silicio, zinco, bromo e selénio), sendo utilizada para combater estados de fraqueza física ou reduzir o colesterol. É também indicada para combater a obstipação e favorecer a eliminação de toxinas por via intestinal.

Uso culinário - é uma gelatina que ajuda a melhorar a textura dos pratos e alimentos, substituindo a gelatina de origem animal. É comercializada sob a forma de tiras ou pedaços, flocos ou em pó. Utilizada na preparação de pudins, gelados, tartes, compotas, xaropes, molhos, maionaises e recheios

texto retirado do site Viva saudável

Equivalências:
1 colher de chá rasa de ágar-ágar corresponde a 6 folhas de gelatina e solidifica meio litro de líquido

Um comentário:

Mandala disse...

Essa gelatina é uma delícia e muito saudável!
www.mandalabh.blogspot.com

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin