"Quando a boca sabe comer,o corpo é saudável.Quando a mente sabe pensar,a alma é feliz.Quando as mãos sabem ajudar,o coração é alegre".

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Dicas de culinária

Seus vegetais podem ficar horríveis ou deliciosos,depende do jeito de preparar.Há quem cozinhe rodelinhas de cenoura num caldeirão de água,e elas perdem totalmente o sabor,por isso precisam ser passadas na manteiga...
Há quem ponha massa de tomate,caldo de carne e tempero pronto para refogar a inocente abobrinha,mascarando um sabor suave que pode contrastyar tào bem com pratos mais condimentados.Procure conhecer cada vegetal na forma mais natural possível antes de imaginar temperos.

cozinhe os vegetais no vapor ou com pouca água,só até ficarem crocantes.Assim as vitaminas,os minerais,o sabor e a forma serào mais preservados.

Descubra sa ervas frescas na feira e secas do supermercados,são maravilhosas para temperar a comida.O uso de ervas sofistica a comida e a deixa mais nutritiva

Cozinhe as folhas verdes só até ficarem brilhantemente verdes:se passarem do ponto ficam marrons e a clorofila se perde.A vitamina C também é preservada num cozimento rápido.Há pelo menos cinco maneirs ótimas de preparar folhas:no vapor,aferventando por 3 minutos,escaldando no escorredor de macarrão,refogando,acrescentando á sopa 2 minutos antes de apagar o fogo.

Quando refogar vegetais use pouca gordura.Na verdade ela só serve para dar gostinho,o que cozinha mesmo é o calor.

Aproveite os talos de agrião,salsa e coentro são tão gostosos quanto as folhas e mais ricos em fibras.Se forem,muito grossos,pique e cozinhe no vaporóu junte a sopa e ao refogado.O mesmo vale para brócolis.couve-flor,cujas folhas sào a parte de maior valor nutritivo.

Não rale nem corte antes os vegetais crus da salada.Eles oxidamçorte e rale na hora de servir, ou sirva inteiros.

Tempere os vegetais com pouca ou nenhuma gordura.Azeite de oliva com shoyu e limão,coalhada com alho e hortelà,suco de laranja com shoyu.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin