"Quando a boca sabe comer,o corpo é saudável.Quando a mente sabe pensar,a alma é feliz.Quando as mãos sabem ajudar,o coração é alegre".

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CORAÇÃO DE BANANEIRA OU UMBIGO DE BANANA



Se uma pessoa se perder no meio do mato e encontrar um pé de banana, pode ficar tranqüila. Logo irá encontrar alguém. Quase sempre há um povoado ao redor de bananeiras. Geralmente, na roça, quando uma moradia é construída, a banana é a primeira fruta a ser plantada. Afinal, junto com o coco, é o símbolo do clima tropical e tem facilidade em se adaptar ao solo brasileiro. Porém, o que muitos não sabem é que além da banana, pode-se comer o seu “umbigo”.
“Do cacho da banana sai um pendão. No final deste, há um cone roxo. Seu miolo é comestível e é conhecido pelos pobres como umbigo de banana. Já os ricos, gente chique, costumam chamá-lo de coração de bananeira”, brinca um morador de Itabirito. Na cidade, a iguaria é comumente preparada e servida com carne moída.
Na Fazenda Hotel Sipuá, Maria sempre prepara o umbigo da banana refogado para seus hóspedes. Ela explica que o corte do pendão deve ser feito quando a fruta ainda está verde, pois assim ficará mais gordinha. Sua receita é a seguinte: primeiro, para o umbigo não escurecer, coloca-se umas colheres de limão ou vinagre numa bacia com água. Depois, deve-se retirar as camadas que cobrem o miolo do umbigo, picar, e colocar na água. Transfere-se, então, para uma panela com água e limão ou vinagre. Aferventa-se duas ou três vezes. Descarta-se a água e, em seguida, o umbigo deve ser refogado com cebola e alho. E colocar sal a gosto.

ONTEM COMI PELA PRIMEIRA VEZ "CORAÇÃO DE BANANEIRA'REFOGADO,ACHEI MUITO BOM,APESAR DE NÃO TER PREPARADO CORRETAMENTE;AGORA COM ESTA RECEITA VOU TENTAR NOVAMENTE COM CARNE DE SOJA!QUEM ME APRESENTOU ESTA IGUARIA FOI MEU AMIGO RODRIGO.VIVENDO E APRENDENDO!




TEXTO RETIRADO DO SITE BRASIL SABOR

6 comentários:

Regina Maria disse...

Oi Angela! Meu marido é vegetariano e estou buscando receita com umbigo de banana. Vc tem alguma? Gostei muito do blog. Ab, Regina Maria

Angela disse...

Olá Regina!Eu só fiz ele refogado como fala no texto e um arroz com umbigo picadinho e ervas,o importante é vc só utilizar a parte branca e tamb´em deixar de molho alguns minutos com umas gotas de limão,para não escurecer.Espero tê-la ajudado!

abraços!

Anônimo disse...

eu queria saber se o umbigo da banana e remedi para emagrecer...sim ou nao!!!!

G. Argom disse...

Boa noite Angela, estou prestes a publicar um texto sobre banana e por acaso achei teu texto. Interessante o contexto que voce utilizou o assunto.

A flor da banana, que muitos chamam de coração ou umbigo pode ser ingerido por completo, tanto a parte roxa, quanto a parte branca e aquelas pequenas estruturas que ficam entre uma petala e outra, que parecem bananinhas.

Outra dica para a Regina é usar crua em saladas de folhas, tendo o cuidado de banhar ligeiramente em vinagre para evitar o escurecimento e tambem ser utilizada em molho para massas e como ingrediente de sopas e caldos.

Para o Anônimo ou Anônima, não existe um alimento que emagreça ou um alimento que engorde, tudo vai depender das quantidades que se consuma. Por outro lado alguns alimentos tem a capacidade de auxiliar na digestao de outros como o acido acetido do vinagre ajuda na quebra da gordura do alimento. Ate o presente nao encontrei nada referente à propriedade de emagrecimento desse item alimentar.

Abraços.

Anônimo disse...

Lourdes
Gostaria de saber se o coração de bananeira prende o intestino. Porque a banana verde prende.
abraços.

26/06/2012.

Luciana Lopes disse...

Aqui vai uma receita que gosto:
Farofa de coração de banana

Ingredientes:

1 coração de banana
Gengibre
Alho
Cebola
Shoyo
Limão
Azeite de oliva
Sal
Cheiro verde
Farinha de mandioca torrada

Modo de preparo do coração:
Retire as folhas de capa, umas cinco ou seis. Corte em fatias, assim como cortar anéis de cebolas e vai colocando em água levemente salgada com o suco de 1 limão.
Deixe por 1 hora de molho. Escorra esta água e leve ao fogo em nova água. Após levantar fervura, jogue esta água e faça o mesmo outra vez.
Escorra em escorredor de macarrão e reserve.

Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Jogue o coração reservado, um pouco de Shoyo e um pouco de gengibre ralada. (as quantidades ficam a teu gosto)
Deixe refogar por uns 2 minutinhos, coloque a farinha de mandioca e o cheiro verde bem picadinho e mexa por mais um minuto. Bom apetite

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin