"Quando a boca sabe comer,o corpo é saudável.Quando a mente sabe pensar,a alma é feliz.Quando as mãos sabem ajudar,o coração é alegre".

sexta-feira, 19 de março de 2010

O outono vem chegando...!


Eu adoro o outono,pra mim é a melhor estação!Os dias são lindos,céu azul,manhã fresca,tarde quentinha e noite agradável!Para comemorar a entrada desta estação,resolvi postar um texto do livro"Comer com sabedoria" de Ana Beatriz V. Pinheiro.Ele fala sobre a alimentação segundo a medicina chinesa.



O METAL
"Os maduros estão prontos e dão frutos".O metal relaciona-se ao outono,à maturidade e ao entardecer.É a época da colheita e do julgamento.Nosso poder de discernimento está aguçado,assemelhando-se ao papel dos pulmões e do intestino grosso,que julgam se o que chega até eles é bom parta ser aproveitado,ou se é ruim e deve ser eliminado.Na nossa vida,a maturidade é a fase em nos apropriamos de nossos defeitos e virtudes e revemos o rumo de nossa história.Muitas vezes mudamos de profissão,de cidade,de companheiro...buscamos terapia,afinal a hora é da escolha.No campo,a colheita é feita,e vamos limpar o terreno tirando as ervas daninhas.As sementes passam por um julgamento,pois daquelas que germinaram na primavera,algumas geraram bons frutos e outras não,então só algumas serão plantadas.
Neste período metal é bom o contato com montanhas,pedras de onde brota água,cachoeiras.Devemos lembrar que metal é secura,e a água é fundamental.

OUTONO-ELEMENTO METAL

Começa a refrescar o clima e nós vamos então amornar suavemente nossa alimentação,além de dar ênfase ao cuidado energético relacionado ao pulmão e ao intestino grosso.
As folhas ajudam na respiração e devem ser reforçadas,se ndo mais indicado o uso da salada crua no almoço,e a noite voltar a usá-la levemente cozida,como fizemos na Primavera.
O sabor da vez é o picante,que ajuda a dispersar toxinas;são exemplos cebola,alho,gérmen de trigo,agrião,alho-poró,mostarda,folha do rabanete,nabo,inhame,rabanete,etc.Os alimentos que estimulam a função intestinal tamb´rem devem ter destaque,como o milho,farelo de trigo,farelo de aveia,aveia em flocos,alimentos integrais de modo geral.
A cor é o branco,dando então destaque ao arroz,ao nabo redondo,nabo longo,aipim,cará,cebola,alho,cogumelo,pera,pinha,atemoya.Os temperos devem ser sutilmente picantes,lembre-se do caminho do meio,então garanta a presença moderada de alho,cebola,pimentão,gengibre,alecrim,cebolinha,canela,cominho,cravo,erva-doce,hortelã,noz-moscada,hortelã pimenta e louro.
O missô está indicado porque promove limpeza no intestino,desintoxicando.Mas utilize sempre o missô associado a um tempero verde e fres co como a cebolinha,pois o missô representa a energia do velho,que ficou muito tempo em processo de fermentação,e por isso é necessária a associação a energia do fresco,da vida.
O quiabo tonifica e purifica a energia dos pulmões,além de refrescar o intestino grosso.Os cogumelos vãodiminuir o acúmulo de muco,estando indicado para esse período.
Atenção com a ingestão de água,pois a sede diminui após o Verão,mas o outono represe nta secura.
Os contra indicados serão os que represe ntam excesso do sabor picante,os que geram muco,porque podem promover quadros patológicos no sistema respiratáorio,e os que podem gerara calor ou frio intenso,já que o período é do morno.então,cuidado com o excesso de alimentos picantes,como o álcool,que é o picante tóxico e com alimentos crus no período da noite.Também tenha atenção com os latícinios,a manga e o caqui.que podem favorecer o muco.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei ter descoberto o seu blog, estou de dieta e foram-me proibidos, a massa, farinha, pão, açucares, batata, arroz e açucares... logo sem acompanhamento tive de me dedicar ao legumes... adorei as suas receita, adaptadas poderei utilizá-las na minha dieta (que tb exclui os lacticínios). se puder postar receitas que eu possa utilizar... vou ficar atenta
Mais uma vez obrigada

Angela disse...

Olá Sandra!Obrigada pela visita!Pode ter certeza que sempre estarei postando receitas que lhe ajudarão na dieta,pois o meu marido também tem estas mesmas restrições!

bjos!

Angela

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin