"Quando a boca sabe comer,o corpo é saudável.Quando a mente sabe pensar,a alma é feliz.Quando as mãos sabem ajudar,o coração é alegre".

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ARROZ INTEGRAL


Como preparar o arroz
Existe, realmente, uma técnica diferente para se cozinhar bem o arroz integral.

Ele leva mais ou menos 20 minutos a mais no fogo do que o arroz refinado. É melhor cozinhá-lo em panela de pressão, primeiro alguns minutos, em fogo forte, depois 35 minutos em fogo fraco, cuidando para não queimar. Desligado o fogo, deixá-lo uns 25 a 30 minutos bem tampado e, com isso, ele amolece bem. Depois é tirar o arroz e servi-lo.

A quantidade de água, que vai junto com o arroz na panela de pressão, deve ser aproximadamente o dobro da de arroz. O sal deve ser, de preferência, o natural, sal marinho em pequena quantidade. Durante o cozimento do arroz, não se deve mexê-lo ou destampar a panela.

Para se cozinhar o arroz em panela que não seja de pressão: põem-se o arroz, a água e o sal natural marinho na panela e, nesse caso, vai um pouco menos de água que quando é feito em panela de pressão.

[Foto ilustrativa enviada por Falconi] Primeiro, usa-se o fogo forte por alguns minutos, depois fraco durante uns 45 minutos. Também, deve-se deixar a panela tampada mais algum tempo, depois de o fogo ser desligado para, então, servir o arroz.

Para tornar o arroz mais macio e fácil de cozinhar, pode-se fazer o seguinte: deixe-o uma noite toda de molho na água fria ou coloque-o numa caçarola ou frigideira em cima do fogo e mexa alguns minutos, até ficar meio dourado e esta-lando; daí, cozinhe-o normalmente em água já quente, como se co-zinha o arroz branco, pois em meia hora, mais ou menos, estará pronto (o segundo modo é melhor, mais YANG).

É bom que a cozinheira saiba que o arroz integral, cozido de maneira certa, pode ser guardado por vários dias, não estraga fácil; na geladeira, conserva-se até durante uma semana.

O arroz é um alimento que combina bem com a maioria dos demais e há muitas maneiras/receitas de usá-lo.

Em panela de pedra com tampa pesada, é como cozinhamos o arroz integral lá em casa. Não deixe sobrar grão de arroz no seu prato nem na panela, aprenda a ser econômico e partici-pante do equilíbrio. Os Monges Budistas ensinam que cada grão de arroz é um ser vivo a quem devemos dar a chance de cumprir sua missão: sustentar e manter a vida dos homens.

Fonte:Armando Falconi Filho

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin